Beagle: um eterno brincalhão     

É quase impossível resistir ao olhar suplicante de um Beagle.

Carinhoso, paciente e muito brincalhão, ele está sempre pronto para uma boa festa.

Com um olhar que parece suplicar por carinho e atenção de seu dono, o Beagle é um grande conquistador. Paciente e brincalhão, ele é ideal para quem tem crianças em casa, resistindo por horas aos mais diversos tipos de brincadeiras infantis.

A raça apresenta temperamento forte e corajoso, tem grande resistência física, é veloz e parece incansável. Com o dono, é companheiro e está sempre procurando chamar a atenção. Por isso, ter um exemplar da raça não é para qualquer um. Quando filhote, necessita de estímulo constante. Caso contrário, pode destruir tudo o que encontrar pela frente só para se manter ocupado.

 

Caça

Os beagles foram desenvolvidos principalmente para a caça de lebres, uma atividade conhecida como beagling. Eles eram vistos como os companheiros de caça ideal para idosos que poderiam seguir a cavalo sem exercer-se, para jovens caçadores que poderiam acompanhá-los em pôneis e para os caçadores mais pobres que não podiam se dar ao luxo de manter um estábulo de bons cavalos de caça. Antes do advento da moda da caça à raposa no século XIX, a caça era um evento que levava um dia inteiro, em que a diversão era obtida a partir da perseguição, ao invés da morte. Neste cenário, o pequeno beagle pequena bem adaptado à lebre. Ao contrário dos harriers eles não iriam acabar rapidamente com a caça, mas suas excelentes habilidades olfativas e força quase garantiam que finalmente pegassem a lebre no final da caçada. As matilhas de beagles corriam em conjunto, o que era útil em uma longa caçada, pois impedia cães vadios de obscurecer o rastro. No mato denso, os beagles eram também mais preferidos que os spaniels para caçar faisões. Com a moda de caça mais rápida, o beagle caiu em desuso para perseguir lebres, mas ainda era utilizado para a caça ao coelho. O beagle tem sido utilizada para caça ao coelho desde o início do desenvolvimento da raça.

Nos Estados Unidos, a raça foi empregada, desde as primeiras importações, principalmente na caça aos coelhos. A caça a lebre com beagles tornou-se popular novamente no Reino Unido em meados do século XIX e continuou até que ela tornou-se ilegal na Escócia pela lei de "Proteção dos Mamíferos Selvagens" de 2002, e na Inglaterra e País de Gales pela Lei de Caça 2004. Segundo esta legislação, beagles ainda podem caçar coelhos com a permissão do proprietário. A caça de arraste é popular onde a caça já não é permitida ou para aqueles proprietários que não desejam participar de atividades esportivas de sangue, mas continuam a querer exercitar as habilidades inatas do seu cão.

Como caçar com beagles foi visto como ideal para jovens, muitas das escolas públicas britânicas tradicionalmente mantinham canis de beagles. Protestos foram interpostos contra o uso de beagles para a caça pelo Eton College desde 1902, mas o canil ainda está em vigor hoje, e uma matilha usada pelo Imperial College foi roubada pela Animal Liberation Front em 2001. Canis de beagles ainda são mantidos por escolas e universidades como Eton, Marlborough, Wye, Radley, Royal Agricultural College e Christ Church.

Beagles têm sido utilizados para a caça de uma ampla variedade de espécies, incluindo a lebre-americana, coelhos-de-cauda-de-algodão, aves de caça, corças, veados-vermelhos, linces-pardos, coiotes, javalis e raposas, e foi registrado como sendo usado para caçar arminhos. Na maioria destes casos, o beagle é empregado como um cão de caça, preparando terreno para as armas do caçador.

 

Quarentena

Beagles têm um excelente olfato. Este cão é empregado pela Alfândega e Agência de Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos.

Beagles são usados como cães de detecção da Brigada Beagle do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Estes cães são utilizados para detectar alimentos na bagagem nos Estados Unidos. Após a experimentação de várias raças, os beagles foram escolhidos porque são relativamente pequenos e não intimidam as pessoas que se sentem desconfortáveis em torno dos cães, são fáceis de cuidar, inteligentes e trabalham bem por recompensa. Eles também são utilizados para este fim em uma série de outras países, inclusive pela Nova Zelândia, Austrália, e Canadá, Japão e República Popular da China. Raças maiores são geralmente utilizadas para a detecção de explosivos, muitas vezes envolvem subir na bagagem e em grandes correias transportadoras, trabalho que o beagle, por ser menor, não é adequado.

 

Um Cão Sociável

Bem longe de ser um cão de guarda, o Beagle costuma receber bem os visitantes. Às vezes late um pouco, mas logo faz amizade. Com outros animais, sejam eles cães, gatos ou pássaros, convive com harmonia e é muito simpático.

Manejo Facilitado

O Beagle é um cão rústico, que quase não precisa de cuidados especiais. Os ouvidos devem ser limpos a cada 15 dias e a escovação feita semanalmente.

Outra característica da raça é a inteligência. É comum surpreender um Beagle observando atentamente os hábitos de seu dono e depois repetindo-os com a maior naturalidade. Além disso, percebe facilmente as mudanças de humor, fazendo de tudo para alegrar um dono triste.

Apesar de ser um cão de caça, pode se adaptar bem em espaços pequenos, desde que seja levado diariamente para se exercitar e tenha sempre à disposição brinquedos de tipos variados. Outra opção para quem deseja um Beagle mas não tem tempo suficiente para lhe dar a atenção exigida é adquirir dois exemplares da raça, para que um possa fazer companhia ao outro.

 

Dicas Para o Futuro Criador de Beagle

• O Beagle é um cão ativo, portanto, garanta ao seu exemplar algumas opções de entretenimento como passeios diários e brinquedos variados.

• Eduque seu cão desde cedo, mantendo pulso firme e mostrando que você é o líder.

• Por apresentar pelagem curta, a raça não exige cuidados especiais no que se refere à pelagem. A dica é escovar seu animal pelo menos uma vez por semana para retirar os pêlos mortos.

• O Beagle tem fama de guloso. Por isso, alimente seu animal com ração balanceada e de qualidade, evitando problemas de obesidade.

• Não esqueça: ter tempo para dar carinho e atenção e contar com uma boa disposição física são quesitos fundamentais para o futuro proprietário de um Beagle.